Páginas

quarta-feira, novembro 26, 2008
PIRATAS & PIRATARIA PIRATAS & PIRATARIA
O porta-voz dos piratas somalis a bordo do petroleiro saudita Sirius Star, Mohamed Said, apelou aos proprietários do navio para acelerarem as negociações em relação ao pedido de resgate de 25 milhões de dólares.Entre Janeiro e Outubro, 65 navios mercantes, com cerca de 200 tripulantes cada, foram sequestrados na costa da Somália, «estimando-se que, desde o inicio de 2008, entre 25 a 30 milhões de dólares de resgates foram pagos aos piratas», afirmou o secretário-geral da ONU. Este valor não inclui o valor de um potencial resgate que poderá ser pago aos piratas, que têm na sua posse um petroleiro da Arábia Saudita com cerca de 100 milhões de dólares em crude e um navio ucraniano que transportava armamento.

Precauções

Por causa da insegurança, a companhia marítima norueguesa Odfjell ordenou que 90 de suas embarcações contornem a costa africana pelo Cabo da Boa Esperança, evitando as águas infestadas de piratas que servem de passagem para o Canal de Suez, por onde passam mais de 20 mil cargueiros todo ano. A rota do Cabo da Boa Esperança remete os navegadores aos primórdios do comércio marítimo com o Oriente, aumentando o tempo de navegação em até 15 dias a um custo diário adicional de até US$ 30 mil.

Para evitar a patrulha de navios militares, os piratas têm ampliado o raio de suas ações além do Golfo de Áden, em direção à costa sudeste da África, na altura do Quênia. Especialistas em segurança recomendam que as empresas deixem de pagar resgates e passem a contratar empresas de segurança privada.

A recente onda de seqüestros torna ainda mais importante a necessidade de pôr fim aos 17 anos de conflito na Somália. Para os especialistas, enquanto não houver um governo central na Somália, a pirataria continuará e tentativas militares de lidar com o problema fracassarão.

Exceto por um breve período em 2006 (quando uma milícia islâmica conseguiu se manter no poder), a Somália vive mergulhada na anarquia desde 1991, quando milícias derrubaram o ditador Siad Barre. O caos tornou o país o mais falido do mundo, onde quase metade da população depende de ajuda humanitária para sobreviver.

Fonte: OEstadão.c0m


É brincadeira ! Pra quem riu muito em Piratas no Caribe com Johnny Deep fazendo suas travessuras e manobras piratianas, o que me deixam boquiaberta agora são: Os Piratas na Somália, que desde o ínicio de suas investidas já acumulam apenas em 2008 um tesouro de quase 30 milhões de doláres em resgate. E agora é assim, por onde você anda, pra você olha lá estão eles e ela a pirataria. Semana passada estive numa rua paulistana onde rola todo comércio gospel de CDS Livros etc...lá estavam eles por todas as partes com seus dvds, cds piratas, atrapalhando o trânsito, a vida dos lojistas etc. Mas notei que lá presentes também estavam consumidores que compravam produtos piratas de bacia e talvez pegando trôco em balinhas como no comerciais de tv. É falta de opção mesmo? E segue se a pirataria adiante nos tênis, camisetas, bolsas, perfumes. AZEITES, rádios am e fm piratas, Meu Deus que loucura é essa? Peraí!!!outro dia num programa de TV eu ví um JESUS PIRATA, o "INRI" ! alguém aí tá precisando de um? É baratinho! Misericórdia! E como diria Bóris, Isso é uma vergonha!!! bj, me liga!

14 comentários:

Ludi Botelho Says:
17:59

Ola menina...

bjpooo

Anônimo Says:
18:48

Oi Susi tudo bem...depois de tanto tempo viemos dar um Oi e dizer que estamos de volta!!!!

beijinhos no coração!

luis lourenço Says:
03:35

passei e lhe deixo um abraço...

Anônimo Says:
11:58

Se o povo compra, alimenta a pirataria, né?
Ontem estava olhando os blogues do oriente que estão fazendo a cobertura do terrorismo dos piratas. É além do que podemos compreender!
Bom fim de semana! Beijus

Ludi Says:
22:07

Confesso que baixo músicas e filmes da internet... isso é pirataria, apesar de muita gente pensar que só é se for no camelô comprar 5 DVD´s por 10,00.
Pirataria é que nem tráfico de droga... sobrevive porque tem gente que consome!

Beijão

ETERNA APAIXONADA Says:
23:15

*****

Obrigada pela visita Susi e pelo carinho com a nossa amiga aniversariante!

Gostei de ler o post! Faz pensar...

Beijos e uma linda semana!

*****

Sheherazade Says:
00:06

Susi,
Essa história de pirataria nos mares em pleno século XXI parece até surreal, embora saibamos que, infelizmente, é a mais pura realidade. Quanto à pirataria de produtos, a coisa tá tão escancarada que aqui em Pernambuco foi fechada uma loja de telefones celulares cujo acervo total correspondia a uma carga completa dos aparelhos que havia sido saqueada na estrada, meses antes... Adivinha quem era o proprietário da loja? ... Nada mais, nada menos, que um POLICIAL FEDERAL!!!
Nada mais a declarar, portanto!

Beijos e obrigada pela visita.

Nina Says:
07:27

Parece coisa de filme mesmo né Susi?
Mas quem tem culpa na história? Nós! que consumimos.. triste, porém, verdade.

beijinho!

Anônimo Says:
15:54

Enquanto lojas imensas [Casa & Vídeo, no RJ]venderem pirataria, os camelôs serão fichinhas e alvo predileto da fiscalização.
É uma vergonha!

lindo dia, flor
beijos

Anônimo Says:
19:15

Esse lugar é muto bacana.a music perfeita e esse texto bom demais..parabéns por tudo...vou add vc na minha casa.....
bbbbjjjuuuss

Cris_do_Brasil Says:
19:21

Adoro baixar os filmes n internet. Nunca tive tta oportunidade de assistir filmes na vida, como agora, aliás. Cinema é ainda muiito caro.

Como está a filha do dona Rosita? Que engraçada coincidência! Bjs

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ Says:
20:07

Oi Susi, vc está sabendo dessa blogagem? Fiz um convite no meu blog, mas vc poderá confirmar se deseja participar no link abaixo.

Blogagem Coletiva Direitos Humanos 2008 II (Aval das Nações Unidas)

Maiores informacoes aqui:

http://fenixadeternum.blogspot.com/2008/11/direitos-humanos.html

Um abraco e boa noite

Janaina Says:
18:59

Ahhh o Inri Cristo agora já é pop. Não é mais pirata...
Beeeeeeeeiijo.

Naldy Says:
13:29

Menina finalmente apareci.
Aqui todo dia a CNN e a tv local fala sobre o assunto pois os barcos holandeses vivem sendo saqueados nesse lado.
E eu que pensava que pirataria era coisa de filme ou de CD e DVD falso!

Postar um comentário